CAMINHADA PLENO RESPEITO MOBILIZA A COMUNIDADE EM DEFESA DA VIDA DAS MULHERES
- COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL | ASPEC

- 6 de abr.
- 3 min de leitura

No mês de março, marcado pelas reflexões em torno do Dia Internacional da Mulher, o território de Itapagipe, região da cidade baixa de Salvador, foi cenário de um importante movimento de mobilização social: a Caminhada Pleno Respeito: Em Defesa da Vida das Mulheres. A ação, idealizada pelo serviço social da ASPEC -Unidades Bonfim e Roma, com o apoio da gestão, equipes técnicas e coordenações da Associação Pleno Cidadão, reuniu parceiros da Rede Socioassistencial, usuários dos serviços e a comunidade em um momento de conscientização, diálogo e compromisso coletivo.
Desde o início do percurso, ficou evidente que a proposta ia além de uma caminhada. Com cartazes, faixas e materiais informativos, os participantes ocuparam as ruas levando mensagens de enfrentamento à violência contra a mulher e de valorização da vida. A mobilização também abriu espaço para conversas e orientações sobre direitos, prevenção e canais de denúncia, fortalecendo o acesso à informação e estimulando reflexões importantes sobre comportamentos sociais e masculinidades.
A atmosfera do evento foi marcada não apenas pela mobilização, mas também pela arte e pela integração entre os serviços. A Banda CAPS, formada por usuários do CAPS AD Pernambués, contribuiu com música e presença ativa durante o percurso. Representando o grupo, Ana Carolina e Gustavo Mesquita destacaram que a participação na caminhada reforça a importância de marcar o mês de março como um período de defesa da vida das mulheres, do respeito e da cidadania. Eles enfatizaram que ações como essa mostram, na prática, como saúde e assistência social caminham juntas, em parceria, na construção de uma sociedade mais justa.
Ao longo da atividade, a presença de diferentes serviços da rede reforçou o caráter coletivo da ação. Profissionais do Consultório na Rua de Itapagipe ressaltaram que iniciativas como essa são fundamentais para dar visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente quando se considera a realidade da população em situação de rua. Segundo a equipe, as mulheres vivenciam vulnerabilidades específicas que precisam ser reconhecidas e cuidadas, e a caminhada cumpre um papel essencial ao ampliar vozes, promover informação e fortalecer a valorização da vida. A parceria com a ASPEC, inclusive, foi destacada como uma construção contínua que tem gerado resultados positivos no território.
Além do caráter educativo, a caminhada representou um importante movimento de aproximação com a comunidade. Sendo a ASPEC Bonfim uma unidade recém-instalada, a ação contribuiu para divulgar o serviço de acolhimento, fortalecer vínculos, promover pertencimento e incentivar a corresponsabilidade social. A participação ativa dos acolhidos reafirma o compromisso institucional com a formação cidadã e com o protagonismo em ações que impactam diretamente a sociedade.
Esse protagonismo ficou evidente nas falas dos próprios participantes. Para Rayara, acolhida da unidade, o momento foi uma oportunidade de reafirmar direitos e fortalecer a autoestima: ela destacou que falar sobre os direitos das mulheres é essencial e que, mesmo diante das dificuldades, é importante não desistir das próprias lutas, lembrando que o simples fato de seguir em frente já representa uma conquista. Sua mensagem foi direta: dizer “sim” para si mesma é um passo fundamental na construção da própria história.
A mobilização provocou reflexões importantes entre os homens participantes da ação. Acolhidos da unidade masculina reforçaram, de forma clara, o posicionamento contra a violência. Um deles destacou que considera inadmissível qualquer tipo de agressão contra a mulher, enquanto outro reforçou o chamado coletivo: “diga não à violência contra as mulheres”. A fala do coordenador da unidade de acolhimento, Edílio Matos, sintetiza esse posicionamento ao afirmar que os homens da ASPEC se colocam firmemente contra qualquer forma de violência.
Encerrando a atividade, a assistente social Daniele Santos destacou que a caminhada foi pensada como um espaço de reflexão, especialmente em alusão ao 8 de março. Em sua fala, reforçou que valorizar a mulher passa, necessariamente, pelo respeito e pela garantia de uma vida digna e plena.
A Caminhada Pleno Respeito reafirma que o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos. Ao ocupar as ruas com informação, diálogo e mobilização, a ação fortalece vínculos, amplia a conscientização e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária.
A iniciativa contou com o apoio e participação de diversos parceiros da rede, entre eles CCIDP, UAA, Consultório na Rua, Ponto de Cidadania e outros serviços do território, evidenciando a força da articulação intersetorial na promoção da cidadania e da defesa da vida.
Comunicação Institucional | ASPEC








































Parabéns aos envolvidos, o trabalho lindo de conscientização ao nosso publico e a nossa população. 👏👏